HIPOCONDRIA

Catiane Giocondo

HIPOCONDRIA

A hipocondria é uma patologia que trata pessoas que se rotulam “enfermas” sem diagnóstico médico, afirmam estar doentes mesmo sem sintomas. Quando contrariadas buscam a medicina, mas mesmo com a comprovação que estão bem de saúde rebatem e discordam do médico não aceitando o resultado.

Geralmente esses casos ocorrem na idade adulta e estão ligados ao diagnóstico de ansiedade e compulsividade, cabendo um acompanhamento psicológico para tratamento da hipocondria.

Clinicamente pode ser observado que pessoas com diagnóstico de hipocondria manifestam relatos de vínculos afetivos quebrados na infância, como perda dos pais, maus tratos, abandono e histórico de doença grave na família, o que influencia para desencadear essa patologia na vida adulta.

A pessoa com hipocondria age de forma inconsciente, buscando atenção obtendo um discurso constante, de mal estar, dor, para que sempre tenha alguém ao seu lado. É importante que o diagnóstico de hipocondria seja de um profissional, não o tendo, a queixa de dor da pessoa deve ser observada.

Em tempos de pandemia se ouve falar dos sintomas do Covid-19, alertando a população. Com isso pessoas com tendência a desenvolver a hipocondria logo se medicam. Isso comprova um pico elevado de ansiedade ou até mesmo pela compulsão em se medicar antecipadamente sem a manifestação de sintoma.

A pessoa que sofre com hipocondria precisa de ajuda, e debatendo com ela não estará ajudando.O ideal é que haja acompanhamento psicoterapêutico, porque uma real dor de cabeça pode ser ao paciente uma doença grave.

Respeitar o paciente, compreender sua dor e ter calma para que no momento certo ele possa distinguir a dor orgânica do conflito mental, que precede para desenvolvimento da hipocondria.