Você já ouviu falar sobre a reação do LUTAR ou FUGIR?
Essa reação é uma resposta que recebemos do Sistema Nervoso quando estamos em uma situação que nos causa medo.
É um momento em que o cérebro produz adrenalina e essa substância quando liberada no corpo humano em grande quantidade gera alguns sinais físicos, como o aceleramento dos batimentos cardíacos e contração dos vasos sanguíneos, que faz com que o sangue seja levado mais rapidamente para os órgãos; a dilatação dos brônquios, para que a respiração aumente tal como o consumo de oxigênio, e ai você respira de forma rápida; as pupilas são dilatadas para que você enxergue melhor caso aja pouca luz; aumenta a liberação de glicose para que o corpo tenha mais energia e o intestino funciona mais lentamente para ocorra uma economia de energia.
Se você já esteve em alguma situação em que seu corpo achou que fosse perigosa, tipo um cachorro bravo, uma possibilidade de assalto, você já passou por isso.
É nesse momento que você decide se vai encarar a situação ou vai fugir dela.
No caso da crise de ansiedade, o que ocorre é que a pessoa sente esse medo, porém sem estímulo, ou seja, não há uma situação de perigo mas ela tá com muito medo mesmo assim.
E há consciência de que não existe um estimo, porém saber que não há um perigo eminente não é o suficiente para o controle dessas sensações.