LUTO

Catiane Giocondo

Catiane Giocondo

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp

LUTO

É um processo de angústia relacionado a uma perda por algo ou alguém o qual se tinha grande apego sentimental. A ausência desta perda causa um enorme vazio e é um processo natural psicológico entendido por fases até a aceitação da perda.

As fases são divididas por momentos de negação, raiva, negociação, depressão até a fase de aceitação. Porém não existe uma sequência de fase determinada, cada pessoa terá sua fase de luto uns com períodos mais longos ou não.

Quando a pessoa esta no momento de negação, ela retoma seus pensamentos voltados a situações que possivelmente evitariam a perda, com justificativas que impedissem o fato existente. O que se considera as justificativas como fase de negociação, para tentar reverter o ocorrido.

Na fase da raiva, ela culpa algo ou alguém pela perda. Na fase de depressão é um momento de alerta, porque a pessoa perde interesse por algumas atividades entre elas as necessidades biológicas, pode gerar grande cansaço e a solidão é algo freqüente.

A fase da aceitação vem por meio da compreensão da perda e a clareza sobre a perspectiva de vida, ciente de que as lembranças não serão apagadas e a saudade sempre irá existir. Essa fase da aceitação vem acompanhada pela sensação de paz e segurança em si mesmo.

Lidar com a perda é falar sobre ela, quando a perda se tratar de morte não devemos tornar o assunto como um tabu e sim falar sobre ele. Relembrar momentos alegres vividos tornando um assunto natural.

Quando a palavra é luto logo nos remetemos a uma perda de uma pessoa querida. Porém no momento atual, perdas estão em destaque como a perda por morte e perda de emprego, situações que desequilibram emocionalmente.

Portanto, o auxilio psicológico é fundamental para lidar com essa fase que é o luto.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp

Leia Também

autoconhecimento
Catiane Giocondo

BBB e ENTRETENIMENTO

Entenda porque o entretenimento “BBB” cativa os espectadores e qual é a dinâmica por trás desse contexto com diversidade de personalidade.

Leia Mais

Deixe uma resposta

Fechar Menu