Mente & Produtividade

Taís Santos

Taís Santos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp

Mente & Produtividade

Certamente você já deve ter ouvido em diversos contextos o conceito de “produtividade”, mas você sabe dizer se é produtivo? Consegue avaliar os momentos oportunos ou mesmo os recursos psicológicos decorrentes da produtividade?

O que conhecemos como produtividade é o resultado daquilo que é produtivo do que é rentável e atualmente não somente no contexto do trabalho, mas mesmo para bem-estar e satisfação em diversas áreas da vida, produtividade é aquilo que produz algum tipo de retorno àquele que produz e/ou para outros.

A produtividade, do ponto de vista psicológico, está relacionada aos recursos ou habilidades cognitivas (de processamento de informações) do ser humano, que são empregados nas mais variáveis tarefas como: memória, percepção, atenção/foco, linguagem, habilidades motoras, raciocínio, lógica, estratégia, tomada de decisão, resolução de problemas e a própria aprendizagem. Também está relacionada a recursos emocionais e de personalidade como auto estima, resiliência, medos, entre outros, tornando a produtividade personalizada, símbolo único para cada indivíduo.

É preciso considerar ainda que a identificação do que se reconhece como produtividade é um processo histórico e cultural, determinadas habilidades produtivas podem ser mais ou menos valorizadas a depender do contexto temporal e social, por exemplo.

É possível verificar o quanto a produtividade pode afetar a vida cotidiana de uma pessoa, tanto de forma funcional quanto prejudicial, seja em seu produto interno quanto externo no contexto em que está inserida. Durante, por exemplo, o momento de pandemia vivido atualmente a produtividade sofreu diversas restrições, tornando-se ainda mais dinâmica e por vezes adaptativas.

Sendo uma relação complexa é possível utilizar-se da psicoterapia para atender demandas de produtividade no sentido de identificar, organizar, tratar e até mesmo desenvolver cada uma das habilidades associada a capacidade produtiva de uma pessoa, inclusive sua percepção a respeito do que é produzido. Desta forma, se você tem tido questões com relação ao quanto tem sido ou pode ser produtivo, um psicólogo pode auxiliar e facilitar a resolução deste tema.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp

Leia Também

autoconhecimento
Catiane Giocondo

BBB e ENTRETENIMENTO

Entenda porque o entretenimento “BBB” cativa os espectadores e qual é a dinâmica por trás desse contexto com diversidade de personalidade.

Leia Mais

Deixe uma resposta

Fechar Menu