Organização & Saúde Mental: Combinação de Sucesso!

Taís Santos

Taís Santos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp

Organização & Saúde Mental: Combinação de Sucesso!

Quando se inicia um processo de psicoterapia é comum que o psicólogo pergunte como é a rotina do cliente para a construção de um perfil geral. Qual o tempo e a qualidade de trabalho, de estudo, para a família, para cuidados com a saúde, atividades de bem-estar e autocuidado, entre outros. Desenvolver um certo nível de organização na vida de qualquer indivíduo pode promover saúde mental e até mesmo solucionar diversas questões, tornando o dia a dia dessa pessoa mais satisfatório em todas as áreas da sua vida. Você é organizado? Que tal conhecer alguns benefícios para adotar este habito?

Com a organização é possível reduzir drasticamente situações de estresse e irritação como perda de objetos, inutilização de utensílios, otimização de espaço, entre outros, organizando de forma estratégica os itens gasta-se menos energia para sua busca o que torna os ambientes e a rotina da pessoa mais leves.

Manter um determinado nível de organização pode favorecer maior foco em atividades, independentemente de sua natureza, ter ambientes com muita poluição visual, com muitos estímulos ou ainda desorganizados ou sujos contribuem para procrastinação, irritação e nervosismo e podem gerar inclusive indisposição para determinadas tarefas como o estudo e a leitura.

Ser organizado pode favorecer e melhorar os relacionamentos interpessoais, com a rotina organizada a pessoa terá momentos para investir em sua vida pessoal e nos vínculos de qualidade, pessoas desorganizadas tender a viver muito atarefadas, geralmente se tornam amigos (as) ou companheiro (as) estressoras em determinados grupos, incluindo neste contexto o trabalho.

Por fim a organização pode favorecer processos criativos, de descoberta, de autoconhecimento de lida com conflitos e ainda aumentar a produtividade. Como tem sido sua rotina? E os ambientes onde vive e frequenta, proporcionam todos os benefícios citados acima? Se não souber responder, ou entender que algo precisa mudar a psicoterapia é indicada!

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp

Leia Também

autoconhecimento
Aline Concencio

E mais um brother foi cancelado

No atual momento muitas pessoas estão acompanhando o reality show no qual está ocorrendo diversos cancelamentos, pelos mais diversos motivos. E muitas pessoas estão se comportando de formas diferentes do que são por temerem o cancelamento.

Leia Mais
Saúde Mental
Catiane Giocondo

Dor não visível: “Narcisismo”

Amor por si próprio nem sempre é excesso de amor, pode ser uma infelicidade por ausência justamente de amor. E o excesso de visibilidade por si mesmo é a forma inconsciente de suprir essa falta. O narcisista não se trata de amor próprio e sim de dor mascarada.

Leia Mais

Deixe uma resposta

Fechar Menu