Por que minha empresa deve ter um psicólogo organizacional?!

Taís Santos

Taís Santos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp

Por que minha empresa deve ter um psicólogo organizacional?!

A gestão de pessoas tem sido um processo não mais “mantenedor” para as empresas, tornando-se um subsistema que estabelece diferencial e indicadores para o crescimento empresarial. Neste sentido é preciso verificar a disponibilidade de um profissional para cuidar das pessoas no ambiente organizacional. O psicólogo organizacional geralmente está inserido no subsistema de recursos humanos, mas pode atuar como consultor ou business partner.

Entre suas funções está a de se tornar um catalisador, facilitando a comunicação da organização, principalmente em situação de mudanças e direcionamentos necessário em vários cenários; Ser um  assessor, à medida que pode sensibilizar, aconselhar, potencializar as competências de liderança, motivacionais e de todo o coletivo de colaboradores; Ser um consultor, realizando diagnóstico de clima organizacional, atuando para verificação e reestruturação das disfuncionalidades sócio afetivas e comportamentais do quadro e da cultura organizacional como um todo, pode ainda ser um avaliador, regularizando as  competências, expectativas e carreiras, atuando sobre os mecanismos de valorização das potencialidades dos sujeitos, tornando a organização cada vez mais competitiva

Este profissional também pode atuar em um nível técnico, realizando recrutamento interno e externo, o alinhamento de estratégias e políticas para gestão de pessoas, mas o ideal é que não se restrinja apenas a operacionalização, visto que sua formação permite uma série de estratégias, utilização de técnicas e ferramentas para transformação do patrimônio humanos da empresa.

O psicólogo organizacional é um profissional especifico que está apto a lidar com os movimentos e caminhos de aprendizagem, de relacionamento, de confiança, da comunicação, e das inter-relações entre todos os níveis, internos e até mesmo externos da organização desde seus processos de integração, contexto e condições para ação.

Vale a pena, para toda empresa que deseja mais que se manter no mercado, mas crescer…poder contar com um psicólogo organizacional!

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp

Leia Também

autoconhecimento
Catiane Giocondo

Multitarefas & Armadilha da Mente

Multitarefa economiza tempo, é produtiva e eficiente. Mito ou verdade?
Reflexões sobre esse assunto podem apontar causa de ansiedade, aceleração mental e até mesmo desvalorização pessoal, por não atingir a capacidade de realizar multitarefas como ditas benéficas ao homem moderno.

Leia Mais

Deixe uma resposta