Psicologia & Atividade Física: Combinação que dá certo!

Taís Santos

Taís Santos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp

Psicologia & Atividade Física: Combinação que dá certo!

A pratica de atividades favorece a saúde e bem-estar de diversas formas, mas você sabia que pode favorecer inclusive sua saúde mental?

Primeiramente entende-se atividade física como qualquer movimento corporal que é executado pelo complexo musculo/esqueleto que promove gasto energético, assim não é preciso ser um atleta de alta performance, podemos incluir neste esquema além de esportes e lutas, as danças, jogos, exercício físicos, atividades laborais e determinados deslocamentos.

Essa diversidade facilita ainda mais a indicação e a promoção da atividade física como sendo terapêutica. Ela é indicada na grande maioria de processos psicoterápicos, já que o sedentarismo (comportamento onde há diminuição ou ausência de atividades físicas) desregula o funcionamento mental e pode prejudicar ou agravar problemáticas neste contexto.

Mas como isso pode contribuir com minha saúde mental? Estudos recentes indicam que realizar atividades físicas, melhora o condicionamento físico geral e a regulação do corpo intimamente relacionada aos processos cognitivos, psíquicos e sociais. As atividades físicas contribuem para diminui níveis de ansiedade e estresse, elevar a autoestima, imagem corporal, equilíbrio, altera a regulação, produção e secreção de hormônios e neurotransmissores, diminui risco de depressão e pode inclusive reduzir perdas cognitivas no mal de Alzheimer.

Ter uma vida mais saudável e consequente saúde mental estável está relacionada ao movimento, a dedicação as atividades físicas como parte de uma rotina que pode ser satisfatória e prazerosa.

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp

Leia Também

Saúde Mental
Catiane Giocondo

“Síndrome de Feia”

Um olhar de um corpo ou rosto “feio” pode ser uma questão de percepção, já uma busca de um corpo perfeito, pode ser um Transtorno Dismórfico Corporal.
Porém cabe uma avaliação psicológica para um melhor tratamento com resultado eficaz.

Leia Mais

Deixe uma resposta

Fechar Menu