Psicologia e Aprendizagem (Adultos)

Taís Santos

Taís Santos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp

Psicologia e Aprendizagem (Adultos)

A psicologia e o processo de psicoterapia podem se relacionar com uma variedade de necessidades humanas, entre elas o aprendizado. No geral o foco deste tema é a fase infantil (alfabetização e desenvolvimento cognitivo dentro dos saberes) e jovem (vestibular, escolha profissional e de carreira), mas é preciso considerar que adultos também precisam investir em aprendizado constante, independentemente de sua conduta profissional.

É possível atuar nos déficits, quando existe uma dificuldade específica no aprendizado, porém tem se tornado comum a busca de processos para desenvolvimento de potenciais, motivados por necessidades ou mesmo desejo e curiosidade sobre o novo, afinal a aprendizagem é um processo tipicamente humano, que está relacionado a nossa maturação e níveis de cognição, além de promover satisfação e bem estar.

Na psicoterapia ocorre processo intenso de autoconhecimento e psicoeducação, neste sentido é possível verificar motivações, pontos de sabotagem ou dificuldades, estilos de aprendizagem, preferencias cognitivas para absorver conhecimentos, além de estruturar uma rotina eficiente que promova aprendizado sem gerar tensões ou sobrecarga para o indivíduo. Leva-se em conta facilidades, potenciais, personalidade a até mesmo o uso de técnicas e ferramentas para estimulação adequada.

O aprendizado que mencionamos aqui pode ser variado, novas línguas, mudança de profissão, instrumentos musicais, esportes, atividades domésticas, interações sociais humanas, comunicação, oratória, enfim, tudo aquilo que envolva um processo que adquire informação e a transforma em algum conhecimento para o indivíduo podem ser abordados.

Você já parou para pensar em como seria ter maior facilidade para aprender o que deseja? Já deixou alguma vez de se envolver com alguma tarefa ou situação pelo receio de aprendizado? Você conhece sua maneira de adquirir conhecimento? Estas são demandas que podem ser atendidas e minimizadas diante do processo de psicoterapia, se já teve ou tem contato com estes cenário o(a) psicólogo(a) é indicado(a), agende agora mesmo uma sessão e confira!

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp

Leia Também

autoconhecimento
Catiane Giocondo

Multitarefas & Armadilha da Mente

Multitarefa economiza tempo, é produtiva e eficiente. Mito ou verdade?
Reflexões sobre esse assunto podem apontar causa de ansiedade, aceleração mental e até mesmo desvalorização pessoal, por não atingir a capacidade de realizar multitarefas como ditas benéficas ao homem moderno.

Leia Mais

Deixe uma resposta