Psicoterapia & Adolescência

Taís Santos

Taís Santos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp

Psicoterapia & Adolescência

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, 1990) define como adolescência a fase de desenvolvimento na faixa etária de doze a dezoito anos de idade. Trata-se de um período de transição entre a infância e a vida adulta, com complexidade e características próprias.

Nesta fase ocorrem mudanças físicas, psicológicas e sociais que costumam gerar desconforto, medo, ansiedade, angustias entre outros sintomas e percepções tanto para o adolescente quanto para sua família. Considerando tantas mudanças em uma fase relativamente curta, entende-se que é uma fase potencialmente problemática, que afeta naturalmente o indivíduo e caso não seja bem elaborada pode produzir efeitos negativos para a vida adulta.

Considerando essa fragilização e as questões próprias da adolescência como aceitação do próprio corpo, autoimagem, senso de pertença, comunicação, autonomia, tomada de decisões, conflitos com adultos de referência, experimentação, sexualidade entre outras, a terapia é um processo que pode favorecer o desenvolvimento saudável nesta fase.

A psicoterapia na adolescência visa, além de satisfazer demandas especificas, auxilia o adolescente e sua família a compreenderem e emitirem melhores comportamentos mediante as mudanças nesta fase. Busca construir um espaço seguro para que o adolescente possa explorar e conhecer a si, bem como se posicionar diante das transformações e exigências deste período da vida, favorecendo o início de uma vida adulta mais produtiva e saudável.

Assim, se você é adolescente, familiar de adolescentes ou conhece alguém nesta fase, a psicoterapia pode ser uma grande aliada. Quer saber um pouco mais? Agende uma sessão!

Taís Santos – CRP 06/149661

Tel.: 11 9 2002-8736

Compartilhe
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp

Leia Também

Sem categoria
Jaqueline Cruz

Sobre mim…

Olá queridos leitores, eu vou encerrar esse ciclo de apresentações que fizemos por aqui! Me chamo Jaqueline de Oliveira Alves da Cruz ( sim! Assim

Leia Mais
Profissionais
Catiane Giocondo

Relato Profissional

Psicóloga Catiane Giocondo, conheça minha trajetória profissional e veja que tudo que nos rodea nos remete a nossa missão. Caminhos surgiram para outra direção, porém a psicologia me escolheu para atuar com atendimento clínico.

Leia Mais

Este post tem um comentário

  1. Tenho um filho adolescente e essa fase da vida é bem difícil para nós pais, vou buscar psicoterapia para nós dois.

Deixe uma resposta

Fechar Menu