Um pouquinho sobre Ansiedade – Ansiedade Generalizada

Aline Concencio

Um pouquinho sobre Ansiedade – Ansiedade Generalizada

Vamos falar um pouquinho sobre outra ramificação do Transtorno de Ansiedade, a ANSIEDADE GENERALIZADA.

O quadro de ansiedade generalizada possui como característica a presença de sintomas ansiosos excessivos de alto nível e de forma crônica. Esses sintomas não são vinculados a nenhuma ameaça específico, a pessoa vive angustiada, tensa, preocupada, nervosa ou irritada.

A Ansiedade Generalizada também é chamada de ANSIEDADE DE LIVRE FLUTUAÇÃO por conta de ser inespecífica. Frequentemente ha presença de sintomas como: insônia, dificuldade em relaxar, angústia constante, irritabilidade aumentada e dificuldade de concentração.

É comum também a presença de sintomas físicos como cefaleia, dores musculares, dores ou queimação no estômago, taquicardia, tontura, formigamento e sudorese fria.

As pessoas que sofrem com esse transtorno costumam preocupar-se constantemente com erros cometidos no passado, com questões do amanhã, e em particular com problemas secundários em relação a família, trabalho, finanças e doenças pessoais. Frequentemente sofrem com dificuldade em tomar decisões e passam muito tempo pensando nelas.

A causa exata da Ansiedade Generalizada não é totalmente conhecida, mas uma série de fatores – incluindo genética, química do cérebro e elementos estressores ambientais – podem contribuir para o seu desenvolvimento.

O tratamento para o Transtorno de Ansiedade Generalizada geralmente inclui uma combinação de medicação e psicoterapia.